Barrinha da evolução de Peso

18 de outubro de 2014


Amigos, boa noite!

Pra quem me perguntou o que é "Cilada do Funil" vou explicar mais ou menos como minha terapeuta para compulsão alimentar sempre fala:

Voce já viu alguma vez na vida alguém dizer que está com a barriga cheia de saliva? A saliva não
 enche a barriga, a consistência da saliva passa direto pela luz do estômago- a ligação do intestino no estômago diminuído - a anastomose, e faz o efeito funil, ou seja, passa direto pela bolsinha gástrica que serve de estômago.

Dessa forma, tudo o que voce comer com textura cremosa, pastosa, derretida vai passar direto sem encher a barriga e caindo nesse "efeito funil" perde-se o controle do que ingere e corremos o risco de um reganho de peso e também entra o lado emocional, acho que a maioria dos obesos tem algum problema emocional, fazendo aumentar a ansiedade, depressão, destruição da auto imagem.

Não devemos de forma nenhuma ficar comendo alimentos confortáveis, macios e que dissolvem na boca, alimentos que descem fácil...além de atiçar a compulsão alimentar ainda pode levar ao reganho de peso já que a grande maioria desses alimentos são altamente calóricos. O negócio não é tão simples como dizem muitas vezes por aí.

Ter em mente sempre que a Bariátrica é como usar um sapato chique da moda: Aperta o pé, mas é bonito e voce quer usar!

Alimentar-se depois da cirurgia requer cuidados constantes, ás vezes precisamos insistir em alguns alimentos que são essenciais pra manter a saúde, eu tenho ainda um pouco dificuldade com comida muito fibrosa, integrais e carnes vermelhas devido a mastigação demorada, e a digestão lenta. No começo eu abri mão, não me importei, o recomendado eram 5 á 8 colheres de carne moída por refeição, eu comia somente 1 ou nenhuma. Fiquei doente, e quase careca. hoje me esforço mais, agora tá mais fácil porque já sei como lidar com essa nova vida, mas ainda prefiro comer o que é mais macio, o que é um problema, já que tenho também a compulsão alimentar, mas essa preferencia por alimentos pastosos e cremosos já vem de longa data, não foi depois que operei não.

Pois é amigos, estamos sujeitos sim a cair na cilada do funil. Emagrecer com a ajuda da Bariátrica, vai além de comer menos e praticar exercícios, é a construção diária de uma nova identidade, um novo eu físico e mental.




Beijos amigos e vamos que vamos!



6 comentários:

  1. Isso é o que mais vejo e leio, o retorno à alimentação antiga através de alimentos em consistências adaptáveis ao novo estômago... Uma grande cilada!
    E por isso que admito tanto teu comprometimento e força de vontade! Ainda que em um passado obeso, ter se conscientizado e saber o quanto a mudança depende dos hábitos, cabeça e persistência, te faz uma grande vitoriosa!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sabe que escuto essas coisas na terapia e fico tonta com tanta informação. Mas vejo que mesmo com a equipe toda em cima do paciente, ainda temos alguns desvios, como é dificil lidar com isso! Precisa mesmo conscientizar e mudar, senão não vale e risco e sacrifício. Bjos e obrigada!

      Excluir
  2. Olá Sil,tudo bom !!!
    Os alimentos pastosos e líquidos é mesmo complicado,mas estou com umas manias de mastigar alimentos sólidos como cenoura crua ,coentro picadinho ,salada de rucula, cebolinha ,semente de maracujá ,eu amoooooo,coloco sempre com frutinhas picadas à noite é muito bom !!!! rssss e como tbm bastante carne ,evitando leite e derivados depois da refeição .
    Calma !!! não estou grávida !!!! a nutricionista da clinica que operei deu muita risada,afinal de contas essas manias não são tão caloricas assim !!!!!
    Um beijão,vou escrever no seu email qualquer hora tá !!!!
    Seu filho é muito lindo !!!! A sua cara rsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maga td otimo e vc?
      Menina, otimas dicas voce me deu agora! A cenoura crua eu já sabia, mais os demais...me falaram uma vez da maçã, mas essa frutinha linda não me cai bem mais :(
      Já tava achando que era desejo hein kkkkkkk, é isso ai, muita carne no estomaguinho sem vergonha kkkkk
      beijos

      Excluir
  3. Sabe que eu tava pensando nisso hoje? Essas comidas fáceis de comer, eu meio que acabo só dando duas mastigadas, se pá, e engolindo. Mastiguemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mastiguemos! Quanto mais, melhor, dá tempo para o cérebro processar...kkkkk

      Excluir

Quem sou eu

Minha foto

Sou Silvia, romântica de alma, sonhadora e agora em busca do renascimento, um corpo saudável. No dia 12/06/2013 me submeti a cirurgia bariátrica, fiz o Bypass Gastrico em Y de Roux por video pelo convênio Bradesco no Instituto Garrido, depois de muitos meses pensando, enfim decidi! Vou dividir com voces a jornada da cirurgia, principalmente a parte burocrática e adoraria fazer novas amizades! bem vindos no meu diário, ele está aberto.

Pesquisar este blog

Evolução mês a mês

  • 12/06/2015 66,5 kilos 2 anos
  • 12/05/2015 66,5 kilos
  • 12/04/2015 66 kilos
  • 12/03/2015 67,2 kilos
  • 12/02/2015 67,2 kilos
  • 12/01/2015 68,6 kilos
  • 12/12/2014 69,2 kilos
  • 12/11/2014 69,5 kilos
  • 12/10/2014 70 kilos
  • 12/09/2014 72 kilos
  • 12/08/2014 73 kilos
  • 12/07/2014 73 kilos
  • 12/06/2014 73,5 kilos - 1 ano
  • 12/05/2014 74 kilos
  • 12/04/2014 75 kilos - meta médica
  • 12/03/2014 80 kilos
  • 12/02/2014 83 kilos
  • 12/01/2014 85 kilos
  • 12/12/2013 90,7 kilos
  • 12/11/2013 94 kilos
  • 12/10/2013 100 kilos
  • 12/09/2013 105 kilos
  • 12/08/2013 111,5
  • 12/07/2013 118,5 kilos
  • 12/06/2013 Maior peso 138 Kilos dia da cirurgia

Siga- me por e-mail!

Google+ Followers

Tecnologia do Blogger.

Minha lista de blogs