Barrinha da evolução de Peso

30 de setembro de 2014


Boa noite!

Amigos,

Chega de desculpas esfarrapadas, mentiras que nem mesmo acreditamos mais para retardar nossos sonhos de ter uma vida saudável e também um corpo esteticamente mais apresentável. Comece agora
a mudança, a vida vai dando um jeitinho bem brasileiro de encaixar tudo o devido lugar no tempo certo.

Muitos me questionam a questão de que uma vida saudável e RA (Reeducação Alimentar) é muito cara.

Eu respondo que "Depende." E isso não é um clichê.

Me uso como exemplo, porque também já usei essa desculpa por muito tempo. Falta de dinheiro para comer bem, fazer atividades, tudo tem um preço alto a pagar literalmente. Era muito mais fácil e barato comer coxinha e beber uma coca-cola por um total de 4,50 do que um lanche natural e um suco de frutas por 10,00 reais. Ok, mas o preço da obesidade não estava me custando somente dinheiro, como o preço que estava pagando era a vida!

Mudei meus planos temporariamente agora. Não consegui renovar meu pacote na academia que tanto tive afinidade por esses 3 meses. Pagar o mensal fica fora do meu orçamento, o pacote fica mais em conta, mas nem isso deu, porque preciso trocar os óculos que não me ajudam mais há alguns meses. E na minha realidade é um ou outro e optei pelos óculos. Larguei a musculação por um tempo e aquele monte de exercícios deliciosos porque não tenho dinheiro para bancar o estilo de vida que desejo. Mas isso em nenhum momento me desanimou, pois faço atividades fornecidas pela prefeitura também. Não vou ficar parada. Estou no programa Menos 1 tonelada, faço hidroginástica, caminhadas. Sou preguiçosa então fico de olho em atividades em grupo gratuitos no meu bairro como um circuito de zumba que teremos durante todo Outubro aqui na cidade. Em grupo me animo. E ás vezes, desço 2 pontos antes quando estou voltando pra casa, já é uma ajudinha extra na hora de queimar calorias.

Aquele velho ditado "Faça limonada com os limões que a vida te dá." Aproveite, porém nada cai do céu, se o orçamento apertou, corra atrás de algo, mas não pare, continue em frente sempre. Isso não é percalço pra mim, e já foi um dia. Mas não adianta usar isso contra voce mesmo, vamos nos esforçar.

Comecei a perceber, agora quase 1 ano e meio de gastroplastia, que a vida de uma bariátrica requer gastos um tanto exagerados para quem é assalariado praticamente. O estilo de vida que meu metabolismo exige não cabe o meu bolso. Mas me viro como posso. Remédios, vitaminas e constantes visita médicas custam caro.

O plano de saúde cumpriu com as 40 sessões de terapia que tenho direito, não posso custear as sessões para tratar a compulsão alimentar do meu bolso, 45 minutos com a Dra Ivonete custa a bagatela de 250,00 com o desconto porque já somos "intimas". Ri por dentro e por fora, e sucumbi aos braços nada calorosos do SUS. Marquei com o Clínico geral do postinho de saúde que me encaminhou para a triagem de psicologia para uma entrevista para saber em que tipo de equipe psicológica me encaminhar. Sim, temos direito a tratamento psicológico no SUS também. Não há motivos para pirar na batatinha á essa altura do campeonato. Estou esperando com a paciência de Jó - sempre digo isso quando tenho que esperar muito, é a passagem da bíblia que mais gosto do velho testamento-  mas é assim mesmo, enquanto isso, fico na terapia de grupo do CCA (Comedores Compulsivos Anônimos) que é grátis também.

Dentro do meu possível como muito bem até. Mas final de mês quando tá tudo apertadinho, vamos do jeitinho que dá. Frutas compro de época;
Não é vergonha nenhuma ir no final da feira que tudo é bem mais baratinho;
As verduras acelga, repolho, pepino duram muito mais na geladeira e são baratos;
Aproveite tudo, frutas maduras, faça sucos, doces, bolos, dentro do seu estilo de vida, até banana madura aprendi a congelar pra fazer aquela vitamina e nada apodrece;
Carne de segunda também pode ser muito nutritiva, não é somente os cortes nobres que são magros, a nutricionista me orientou comprar músculo moído duas vezes fica ótimo ou em pedaço e cozinhar junto com o feijão, carne magra e barata, ou miolo de acem bem assado é uma delícia também;
Peixe, nem sempre dá pra comer salmão ou filé de pescada, então vou de sardinha cozida, ou assada com farelo de aveia e cheia de vitaminas e ômega 3;
Falando em grãos, se não dá pra comer granola, linhaça, vai de farelo ou farinha de aveia é super em conta pago 3 reais uma caixa e rende bastante, vai em carnes, mingau, iogurte....
Pão integral da marca renomada custa em média 9 reais. As vezes a marca própria do mercado tem a mesma qualidade e a mesma fabricação e bem mais barato. Como por exemplo o pão pullman que usa a farinha principal integral, legal, e custa caro. O pão da marca própria Carrefour é fabricado pela Bimbo do Brasil, o mesmo cara que fabrica Nutrella, Pullman....mesma matéria prima e são tão gostosos quanto. E custa 3,50.
A geléia diet que adoro de damasco custa 20,00, mas se estou com pouco dinheiro minha mãe faz pra mim uma de goiaba divina também e gasto 2 reais pra fazer. 4 goiabas e 1 colher de adoçante forno e fogão.
A única coisa que não abro mão mesmo é o alface hidropônico, porque de estufa tenho quase certeza de zero lagarta. Se eu ver já era, mesmo que eu lave, a imagem fica, na hora de comer fico lembrado....rsrsrs, cada doido uma mania.

Aproveite a faxina pra queimar calorias extras, não desanima não, pegar o balde dá aquela agachada, e limpar a janela ou armário, troque de mãos para não sobrecarregar só um braço, estender roupas alonga bastante e muitas calorias off :)

Então como podem perceber dá sim pra ir se virando nos trinta e as coisas vão se encaixando, e quando as coisas melhoram e tenho uma graninha extra me dou o luxo de comer uma fruta mais exótica como uma atemoia, ou pêssego que está 12,00 reais o quilo. Lembrando que não levo só 1 pra eu comer na semana, minhas compras são pra 3 pessoas sempre, tudo.

Vou dando um jeito e outro...mas não deixo de praticar exercícios, comer o mais leve possível e manter a disciplina, tudo dentro do nosso possível, dentro da minha realidade.

O importante é não desistir. Dá pra manter a RA com pouco dim dim, tenta pra voce ver!




Beijos e vamos que vamos.



16 comentários:

  1. Arrasou Sil eh isso mesmo!
    Adoro ler seu blog eu tenho um milhão de dúvidas. Estou no Pre Operatorio. Mas me encontro numa situação complicada. Moro c a minha mãe e meu filho de 1 ano e meio q eh um pimenta. Lembro q sua irma te ajudou no pos operatório pois sua mãe tem limitações. Vc acha que preciso de alguem aqui para me dar uma forca? Como foi seu pos operatorio em relacao a isso? O q faria diferente? Bja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Olha, não uma pessoa necessariamente pra ficar com voce, mas se tiver alguém pra ajudar com o pimentinha hehehee cai bem viu. Minha irmã ficou comigo 1 semana, pra ajudar na parte burocrática, hospital, essas coisas...e em casa precisei de uma pessoa pra me ajudar com a limpeza já que meu pequeno passava o dia na creche. Eu mesma colocava ele na creche pela manhã. e ficava sozinha a tarde toda, acho que isso ajuda, se voce tiver alguém para fazer a limpeza pra vc fechou! Pq no pós não pode fazer esforço, mas tbm não pode ficar acamada, tem que andar fica bem acordada pra não perder o horário dos caldinhos....não faria nada diferente no pós não. os 15 dias que fiquei em casa deu certo assim, mas te digo uma coisa, mesmo sem dor não pense que está boa pra subir escada, fazer faxina viu?! Repouso é repouso! Boa sorte na jornada, o que precisar pode contar comigo! Bjos

      Excluir
  2. Obrigada Silvia :) Vou te atualizando. Fiz os exames agora estou na fase de aguardar os laudos. Bjs

    ResponderExcluir
  3. SHOW!!! Amei o post Silvia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Sil você arrasa nas dicas. Bom saber sobre o musculo, pq e infinitamente mais barato. Vc participa do CCA? Em qual lugar?
    Vou ver se passo no SUS também, pq o psico ta caro... =/
    Obrigada! Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, sim compra musculo pra vc ver, estou adorando, pede pra moer 2 vezes fica bem molinho desce super bem, ou cozido é uma delicia!
      o CCA que participo é o da Vila Mariana, pertinho da estação do metro, toda quinta Feira ás 19:30. No SUS demora um pouco, mas não custa nada esperar....sei que tá aro pra caramba...meu convenio só dá 40 sessões por ano, agora vou começar passar pelo SUS tbm, e vamos em frente amiga! Beijos

      Excluir
  5. Ótimo post!!!
    Com certeza, não se cuidar alegando que é "coisa para rico" é a maior bobagem!
    Eu mesma gasto bastante com guloseimas, que mesmo mais baratas que os produtos saudáveis, em grande quantidade encarecem no orçamento.
    Tenho esteira em casa, pesinhos, caneleiras, elásticos, sempre que me exercito é em casa mesmo (me sinto mais confortável para usar a roupa que quero, horário tb facilita) e o resultado é ótimo!
    Faço minhas unhas do pé, da mão, hidrato meus cabelos, há cremes ótimos para a pele, até auto massagem ajuda!
    E bem como escreveste, quando a conta aperta, é preciso optar...
    Nossa, fiquei chocada com o preço da terapia!!! Aqui, com o plano do meu trabalho, acredita que pagava R$27,00 (vinte e sete reais) a consulta de 50 min??? Profissional ótima e super comprometida. Como moro no interior, se cobrarem R$250,00, ninguém vai! É bom para o paciente, mas os profissionais sofrem, sou advogada e sei o quanto é difícil cobrar o que vale o trabalho.
    beijos e siga se adaptando, está funcionando ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, isso é ótimo, vc cuida de voce! Que delicia :)
      Sério que era só isso que pagava? Isso é uma pechincha!!!! KKKKK, mas brincadeiras á parte sei que merecem o valor, é que precisamos do tratamento mas nãodá pra pagar, infelizmente a terapia é uma area da saúde que não está na lista para os menos favorecidos....é um serviço custoso igualmente a advocacia. E difícil mesmo cobrar o que vale o trabalho. Beijos

      Excluir
  6. Querida boa noite e parabéns vc é muito guerreira e gostaria de saber quanto custou sua cirurgia e ou vc conseguiu fazer pelo público, pois estou precisando muito tb, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, eu fiz pelo plano de saude da empresa que trabalho, não paguei nada, mas na perícia o laudo saiu o total de 29 mil reais com internação, mas o plano cobriu tudo. O SUS fornece a cirurgia desde que tenha o IMC maior que 47 e comorbidades, a fila é um pouco longa na minha cidade chega 3 anos de espera. Te desejo muita sorte nessa jornada. Precisando estou á disposição. Beijos e obrigada pelo carinho

      Excluir
  7. Cacetada, 250,00 a hora! :O Não desmerecendo a doutoura. Mas, nessas horas, queria estar no lugar dela. E, me pondo no seu lugar: CACETADA!

    Acabei de descobrir no google que existe uma reunião CCA pertinho de mim! (...) Falta de coragem.

    Aprendi a adorar feira. E promoção. E, com isso, lugares tumultuados. Banana congelada é uma delícia! Dá pra mastigar as rodelas feito um picolé delicioso ou bater no processador e formar um sorvetinho! Essa semana na feira comprei vagem e couve-flor por CINQUENTA CENTAVOS!!! Isso mesmo, cinquentinha. Surtei de felicidade. ♥ Promoção ♥ Quem me dera orgânicos. Como não dá, vamos dos mais baratos possíveis!

    Nem faço questão de comer o nosso salmão brasileiro, pois é cheio dos corante. Dá pra acreditar nisso?

    Falando em promoções, já experimentou comprar aveia à granel? Menina! Paguei 5 dilmas NO QUILO! De surtar. ♥ Mercadões, casas "do norte" ♥

    Alface zero lagarta! hahahaha Quero experimentar o hidropônico! Já pensou em plantar? Meu problema com bichinhos é berinjela. Urrrrrrrrrrrrrgh. Me frustra.

    Não conhecia atemoia, fui googlar. Continuo não conhecendo.

    Beijo, Sil! :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, é isso mesmo Cacetada! Tem CCA pertinho de vc?! Há vc podia ir lá....ia gostar...eu gosto bastante, mas sou a louca compulsiva então já viuné, onde eu posso me segurar estou agarrando....rsrsrs

      Nossa que inveja...50 cent por um couve flor......que alegria!

      Mentira que no salmão tem corante? Menina to passada....e ainda quando como acho que to abafando, puxa....fiquei triste :( nem como sempre é mto caro kkkkk

      Boa idéia vc me deu da aveia, essa semana vou no mercadão de SP já que estou de férias, pretendo voltar cheia de grão e gastar pouquinho!

      rsrsrsrs, odeio encontrar lagarta, eunão consigo esquecer depois, e como com nojo danado! kkkkk

      Um dia experimenta atemoia quando encontrar é uma delicia, doce, aerada....lemba a pinha, ou fruta do conde, conhece? rsrsrs

      Beijos

      Excluir
    2. Conheço a fruta do conde, mas também nunca comi! hahahaha Mas notei a semelhança. Sou virgem de muitas frutas. Legumes, estou experimentando todos!

      É, mas eu vi os princípios do CCA e fala de Deus e religião o tempo todo, inclusive nos 12 passos. Não me sentiria confortável.

      Pois é! O salmão, tão caro, tem corante. Foi um choque pra mim também. Parece que só os criados naturalmente, lá pra cima, Canadá, etc, que são "bons". Os daqui são criados em cativeiro e só tem a cor rosinha por conta do corante. Triste. Liga não, eu também já achei que tava abafando! hahaha

      Tô looouca pra ir de novo e voltar com um monte de grãos, ai que coisa linda esses lugares!

      Beijo!

      Excluir
    3. Menina...essa do salmão ja contei pra um monte de amiga e dei uma glogada tbm....hahaha ja risquei da minha lista nem queria mesmo kkkkkkk beijos querida valeu!

      Excluir

Quem sou eu

Minha foto

Sou Silvia, romântica de alma, sonhadora e agora em busca do renascimento, um corpo saudável. No dia 12/06/2013 me submeti a cirurgia bariátrica, fiz o Bypass Gastrico em Y de Roux por video pelo convênio Bradesco no Instituto Garrido, depois de muitos meses pensando, enfim decidi! Vou dividir com voces a jornada da cirurgia, principalmente a parte burocrática e adoraria fazer novas amizades! bem vindos no meu diário, ele está aberto.

Pesquisar este blog

Evolução mês a mês

  • 12/06/2015 66,5 kilos 2 anos
  • 12/05/2015 66,5 kilos
  • 12/04/2015 66 kilos
  • 12/03/2015 67,2 kilos
  • 12/02/2015 67,2 kilos
  • 12/01/2015 68,6 kilos
  • 12/12/2014 69,2 kilos
  • 12/11/2014 69,5 kilos
  • 12/10/2014 70 kilos
  • 12/09/2014 72 kilos
  • 12/08/2014 73 kilos
  • 12/07/2014 73 kilos
  • 12/06/2014 73,5 kilos - 1 ano
  • 12/05/2014 74 kilos
  • 12/04/2014 75 kilos - meta médica
  • 12/03/2014 80 kilos
  • 12/02/2014 83 kilos
  • 12/01/2014 85 kilos
  • 12/12/2013 90,7 kilos
  • 12/11/2013 94 kilos
  • 12/10/2013 100 kilos
  • 12/09/2013 105 kilos
  • 12/08/2013 111,5
  • 12/07/2013 118,5 kilos
  • 12/06/2013 Maior peso 138 Kilos dia da cirurgia

Siga- me por e-mail!

Google+ Followers

Tecnologia do Blogger.

Minha lista de blogs