Barrinha da evolução de Peso

9 de outubro de 2013
Boa tarde Amigos!
 
Hoje eu vou falar sobre o CCA – Comedores Compulsivos Anônimos.
É um programa de recuperação para os comedores compulsivos,  lá utilizam os 12 passos e as 12 tradições que são basicamente as mesmas do AA.  Reúnem-se de 3 até 30 pessoas em uma reunião, o coordenador geralmente é uma pessoa do grupo mais velha que já está com o equilíbrio, mas eles também participam ativamente e dividem também suas dificuldades. Não há avaliação médica, nem pesagem, nem indicação de dietas. Funciona como uma terapia de grupo, enquanto uma pessoa fala, somente ouvimos, não podemos dar pitacos, opiniões, julgar ou sugerir nada.  O grupo que eu vou fica atrás de uma igreja católica, mas não falam sobre religião em momento algum, só que pedem para que a gente busque forças em um poder superior, qual você acreditar. Eu fiquei sabendo que existia esse grupo em um site sobre noticias, vi uma nota parabenizando a iniciativa e estavam comemorando na época 29 anos. Fiquei curiosa e dei uma olhada no site, me identifiquei com tudo que estava escrito ali, e foi na semana que fui diagnosticada com compulsão fortíssima, decidi ir lá e ver se poderia ter ajuda pra controlar essa doença terrível que é a obesidade. 

Vou descrever minhas impressões do grupo que fica na Vila Mariana, mas pode ser diferente em outros...Cheguei na sala bem arrumada, as cadeiras em círculos e uma mesa na frente onde se senta a coordenadora, essa mesma que foi me buscar na porta, me abraçou como se fossemos velha amigas, não fazem perguntas sobre sua vida, se você quiser não precisa dar seu nome, há um aviso pra deixarmos as histórias lá mesmo, ou seja, nada de ficar fofocando e respeitar os problemas alheios... a reunião começa com uma oração da Serenidade, depois a coordenadora toma a palavra, fala sobre não estarmos mais sozinhos, que o 1º passo foi dado, aceitar a doença e a partir dali você já está se sentindo em casa, não há nada de especial no local, mas é mágico, não sei explicar, ninguém fala o que você deve fazer, nem sugerem nada, é como se fosse um conforto e você sai de lá com vontade de vencer, gente é mágico. Ai começa o estudo de um dos 12 passos, quando cheguei estavam no 2º passo, que fala justamente sobre o que fazemos voluntariamente para combater o vício da comida, entre os exemplos, a bariátrica. A coordenadora me desejou boas vindas, disse que que aquele dia eu era a pessoa mais importante da sala, que eu podia me sentir a vontade e que o tratamento iria surtir efeito por toda minha vida, se o CCA mudou tanta gente, também poderia me ajudar a mudar a minha visão em relação á comida. Me disse várias vezes que eu não estava mais sozinha. A cada 2 ou 3 parágrafos do livro as pessoas podem comentar o que quiser ou fazer seus depoimentos, a pessoa pede a palavra falando assim : “Meu nome é Silvia, sou uma comedora compulsiva em recuperação”. E aí todos respondem :  “Oi Silvia” . Depois quando eu não quiser mais falar digo: “Obrigada por me ouvirem” e todos respondem “Obrigada por compartilhar.” Ouve –se muito a expressão “Só por hoje”, tipo: Só por hoje eu consegui não comer tal coisa, só por hoje eu não gastei o dinheiro do meu marido pra comer, só por hoje eu não roubei pra comprar mais comida e até coisas do
tipo: só por hoje não peguei comida do lixo pra comer....e por ai vai. Também ouvimos o termo “Pense antes de dar a 1ª garfada compulsiva”.  Isso nos marca de uma maneira que você perde a vontade de comer, e parece que grava na cabeça, vc não quer fazer errado, você quer ter coisas boa pra contar na reunião. Eu estou gostando bastante e realmente sei que não estou sozinha, tem pessoas lutando comigo e que vibram tbm com as minhas vitórias. Não lembro os 12 passos, mas todos parecem que foram feitos pra mim. Super recomendo.
Quem quiser dá uma olhada esse é o link do site: http://www.comedorescompulsivos.org.br

Veja se o CCA é pra voce:

01
Eu como quando não estou com fome ou deixo de comer quando meu corpo necessita se nutrir?
02
Faço farras alimentares sem razão aparente, às vezes até me sentir empanturrado ou passar mal?
03
Tenho sentimentos de culpa, vergonha ou constrangimento em relação à maneira como eu me alimento?
04
Como sensatamente na frente de outras pessoas e desconto depois, quando estou sozinho?
05
Minha maneira de comer está afetando minha saúde ou minha maneira de viver?
06
Quando minhas emoções estão intensas - sejam positivas ou negativas - eu me vejo procurando por comida?
07
Meus comportamentos alimentares fazem a mim ou aos outros infelizes?
08
Já cheguei a usar laxantes, vômitos, diuréticos, excesso de atividade física, medicamentos para controle do apetite, injeções ou intervenções médicas (incluindo cirurgias) para tentar controlar meu peso?
09
Faço jejum ou restrinjo severamente a comida para controlar meu peso?
10
Eu fantasio sobre como a vida seria muito melhor se eu usasse um tamanho diferente ou tivesse outro peso?
11
Eu preciso mascar ou ter algo em minha boca o tempo todo, como comida, chicletes, balas ou bebidas?
12
Já cheguei a comer comida congelada, queimada, estragada, retirada de recipientes no supermercado, ou do lixo?
13
Existem certas comidas que não consigo parar de comer depois de dar a primeira mordida?
14
Já cheguei a perder peso com dietas ou períodos de controle, seguidos por períodos de intenso descontrole com a comida e/ou ganho de peso?
15
Passo muito tempo pensando em comida, discutindo comigo mesmo sobre se comerei e o que comerei, planejando a próxima dieta ou cura através de exercícios físicos, ou contando calorias?

Se vc responder sim para a maioria das perguntas, converse com sua psicóloga, pois voce tem compulsão alimentar.


Beijos amigos e vamos que vamos!

6 comentários:

  1. SILVIA,MUITO BOM TBEM SOU UMA COMPULSIVA COM TDA CERTEZA, E DIFICIL ADMITIR,MAS E A REALIDADE...AMELINHA LIPORATI....

    ResponderExcluir
  2. Oi Amelinha, o principal vc já fez, assumiu que tem algo errado, assim fica mais fácil, qdo enxergamos que estamos doentes, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Silvia tudo bem? sou Maria de Fatima, primeiro de tudo quero lhe parabenizar, pelo seu blog, meu é muito bom ler as postagem ver as fotos as informações que vc posta, nossa é td de bom mesmo. Bem mês pssado tomei uma atitude, fui a um endocrinologista, chegando lá ele disse, no que posso lhe ajudar, então eu falei, cansei de ser gorda eu quero fazer uma cirurgia de redução, então vamos ver se a senhora está apta a esse procedimento, disse que sim estava, então eu fui encaminhada para central do meu convênio que é Unimed, então marquei uma consulta para o dia 27/09/13. Senta que lá vêm a história rsrsrsr, a empresa na qual eu trabalho anunciou que iríamos trocar de convênio de Unimed para Sulamerica, então pensei aí sim, senti mais firmeza, com isso desmarquei minha consulta com a Unimed,pois não deveria ter feito isso, entrei em contado com a moça de RH, da empresa ela disse que no Máximo de 30, dias já estarímos com o novo plano, isso ocorreu dia 20, de setembro sei que ainda não se passarão os trinta dias, mas...... daí comecei a fazer minhas pesquisa pela internet e, encontrei o Instituto Garrido,onde pude perceber que é uma empresa do ramo da saúde bem conceituada e de confiaça e, encontrei vc tbm, liguei e, eles aceita o convênio Sulamerica, meu estou passando por um estress, essa carteira desse tal convênio que não chega nunca,com isso estou até mais gorda de tanta anciedade.Bem por enquanto é só esperar e, esperar, há gostei da postagem sobre CCA, até peguei o endereço estou pensando seriamente em conhecer, vou te contar meu eu sou muito gulosa como até sem fome rsrsrs, há outra coisa vc é a primeira pessoa a quem eu envio algo via internet sempre tive muito medo do desconhecido, espero um dia compartihar situaçés melhores ao meu respeito com vc, no momento estou com 95k, e tenho 151 de altura,meu IMCé 41,7, nossa estou uma bolinha. Muito obrigado por enquanto, que Deus abenções vc, e a nos todos, se puder mande-me resposta, mf.oliveiras@yahoo.com.br Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. oi Maria, obrigada por visitar meu blog e obrigada por sentir segurança em compartilhar sua histporia comigo, com certeza vc está no caminho certo, no que eu puder vou te ajudar a chegar lá. Vou te enviar um e-mail dái conversamos melhor. um beijo no coração, mantenha a fé.

    ResponderExcluir
  5. Tenho problemas com meu peso desde os quinze anos, passo por períodos que fico magrinha e outros um pouco acima do peso. Tenho mania por doces e sonho comendo, chego a comer 350g de doce de leite sem parar, crises de compulsão afetam meus relacionamentos com as outras pessoas, meu trabalho, meus estudos, é uma verdadeira praga em minha vida, me sinto infeliz a maior parte do tempo.
    Já li a literatura de CAA várias vezes, tentei internalizar todos os conceitos, porém não consigo, frente a comida minha capacidade de raciocínio é prejudicada totalmente, o que vem a minha mente é: só dessa vez e nunca mais.
    Me envergonho desse comportamento e não falo nada para as pessoas mais próximas guardo tudo só para mim.
    Minha história é desastrosa

    ResponderExcluir
  6. telasmosquiteira-sp.com.br

    telas mosquiteira
    telas mosquiteiro

    As telas mosquiteira sp , telas mosquiteiro sp garantem ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. As telas mosquiteira garantem um sono tranquilo a toda família, livrando e protegendo-nas dos mais diversos insetos. Muitos destes insetos são transmissores de doenças e a tela mosquiteira é indispensável no combate a mosquitos transmissores de doenças.

    A dengue, por exemplo, já matou centenas de pessoas só na capital de São Paulo e um pequeno investimento em nossas telas mosquiteiras podem salvar vidas. As telas mosquiteiras também impedem a entrada de insetos peçonhentos como as aranhas e os escorpiões, estes insetos também oferecem risco, pois seu veneno em poucos minutos podem levar uma criança a morte.
    telas mosquiteira jundiai
    telas mosquiteiro jundiai
    telas mosquiteira São Paulo
    telas mosquiteiro São Paulo
    telas mosquiteira granja viana
    telas mosquiteiro granja vinana
    telas mosquiteira cotia
    telas mosquiteiro cotia
    telas mosquiteira sao paulo
    telas mosquiteiro sao paulo

    A chegada da temporada Primavera/Verão traz consigo a elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas. Mas não é só isso. As estações mais quentes do ano causam muita dor de cabeça e muitos zumbidos indesejáveis em função das pragas urbanas – pernilongos, baratas, cupins e outros insetos -, que afetam todas as regiões brasileiras.

    Nossa missão é oferecer telas mosquiteiras de qualidade a um preço acessível, fazendo com que as telas mosquiteiras sejam uma opção viável para muitas pessoas.

    telas mosquiteiras Jundiaí
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteiras jundiai
    telas mosquiteiro industria
    telas mosquiteira restaurante
    telas mosquiteiro restaurante
    telas mosquiteira empresa
    telas mosquiteiro empresa

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto

Sou Silvia, romântica de alma, sonhadora e agora em busca do renascimento, um corpo saudável. No dia 12/06/2013 me submeti a cirurgia bariátrica, fiz o Bypass Gastrico em Y de Roux por video pelo convênio Bradesco no Instituto Garrido, depois de muitos meses pensando, enfim decidi! Vou dividir com voces a jornada da cirurgia, principalmente a parte burocrática e adoraria fazer novas amizades! bem vindos no meu diário, ele está aberto.

Pesquisar este blog

Evolução mês a mês

  • 12/06/2015 66,5 kilos 2 anos
  • 12/05/2015 66,5 kilos
  • 12/04/2015 66 kilos
  • 12/03/2015 67,2 kilos
  • 12/02/2015 67,2 kilos
  • 12/01/2015 68,6 kilos
  • 12/12/2014 69,2 kilos
  • 12/11/2014 69,5 kilos
  • 12/10/2014 70 kilos
  • 12/09/2014 72 kilos
  • 12/08/2014 73 kilos
  • 12/07/2014 73 kilos
  • 12/06/2014 73,5 kilos - 1 ano
  • 12/05/2014 74 kilos
  • 12/04/2014 75 kilos - meta médica
  • 12/03/2014 80 kilos
  • 12/02/2014 83 kilos
  • 12/01/2014 85 kilos
  • 12/12/2013 90,7 kilos
  • 12/11/2013 94 kilos
  • 12/10/2013 100 kilos
  • 12/09/2013 105 kilos
  • 12/08/2013 111,5
  • 12/07/2013 118,5 kilos
  • 12/06/2013 Maior peso 138 Kilos dia da cirurgia

Siga- me por e-mail!

Google+ Followers

Tecnologia do Blogger.

Minha lista de blogs