Barrinha da evolução de Peso

9 de agosto de 2013
Bom dia amigos!

Eu sei que muita gente já ouviu falar da Sindrome de Dumping e este assunto é comum na vida pós Bariátrica. Resolvi abrir um post sobre isso porque literalmente tive meu primeiro Dumping.
Essa semana comprei várias caixinhas de suco de soja sem açúcar de 200 ml que eu sempre levo na bolsa quando eu saio e também levo pro trabalho, mas no meio veio sem eu perceber um suco de soja que não era zero...Comecei a tomar o suco e percebi que tava muito docinho, mas não me atentei, quando tinha tomado mais ou menos a metade da caixinha comecei a ter tonturas e meu rosto e garganta começaram a esquentar, fiquei com a respiração pesada e pensei que ia desmaiar, minhas mãos suavam e fiquei muito assustada porque estava na rua sozinha com meu filho, íamos no médico. Depois me lembrei que poderia ser Dumping e fui ler o rótulo do bendito suco...era de soja porém adoçado com açúcar...vixxi, foi muito sinistro. Me deu uma vontade louca de dormir na hora, sentei alguns minutinhos e passou essa sensação. Fiquei enjoada o resto da noite e não consegui comer mais nada, só muita sede como sempre.
Cheguei em casa e fui na geladeira olhar todos os sucos e só 1 mesmo era com açucar. Tenho que ficar atenta aos rótulos dos produtos porque é tanta informação que as vezes me confundo, e pode ser muito perigoso, se o Dumping for muito forte pode levar ao desmaio, e sempre ando sozinha. Como nessa vida tem sempre um lado bom, o Dumping é ruim, mas passa e na minha opinião ele serve como um indicador que estamos comendo algo errado...rsrs, não gostei de ter passado mal, vou demorar muito tempo pra consumir algo com açúcar novamente...rsrs. Não dá pra saber se teremos essa sindrome antes de operar, só testando pra saber, e como sempre sou a premiada eu já esperava por isso. Mesmo assim não fiquei triste, acho que tudo isso faz parte do aprendizado rumo a reeducação alimentar, não consigo ficar chateada com nada na minha vida pós bariátrica, em todas as situações sempre procuro ver o lado bom, porque do jeito que tava minha vida não dava pra continuar, então cada dia que passa mesmo com altos e baixos sinto um gosto de vitória.


O QUE É SINDROME DE DUMPING ?
É uma complicação comum após a cirurgia bariátrica e faz com que ocorra a passagem do conteúdo gástrico que está no estômago para o intestino de forma muito rápida.
Nesse caso, deve-se evitar principalmente o consumo de alimentos que sejam ricos em carboidratos e açúcar. A síndrome de dumping pode ser dividida nas formas precoce ou tardia e é o resultado das alterações feitas no procedimento de armazenar do estômago. Pode ser diagnosticada por meio dos sintomas que são apresentados pelos pacientes submetidos à cirurgia gástrica.

Pode causar sonolência, fraqueza, náuseas, cólicas intestinais,
desmaios e diarreia, após a pessoa ter se alimentado. Entretanto, nem todos têm a mesma reação e os sintomas variam de um paciente para o outro. O tratamento dever ser feito com base em uma dieta alimentar e a criação do hábito de descansar após as refeições para atrasar o esvaziamento estomacal.

Dumping precoce
Ocorre por volta de 30 a 60 minutos após a refeição e pode ser decorrente do esvaziamento gástrico levando a desvios do líquido intravascular para a luz do intestino. Isso resulta em uma distensão muito rápida do intestino delgado, aumentando as contrações do intestino. Seus sintomas são diarreia, náuseas,
cefaleia e rubor.

Dumping tardio
Pode ocorrer de 1 a 3 horas após as refeições e a oferta rápida de alimento para o intestino delgado causa uma alta concentração de carboidratos no intestino delgado proximal e na absorção da glicose. Os altos níveis de
insulina causam uma hipoglicemia subsequente. Seus sintomas são tremores, dificuldades para se concentrar, redução da consciência, fome e perspiração.
 
 
Beijos.

Um comentário:

  1. Uma pessoa que fez a cirurgia bariátrica há 4 anos pode apresentar quadro de dumping?

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto

Sou Silvia, romântica de alma, sonhadora e agora em busca do renascimento, um corpo saudável. No dia 12/06/2013 me submeti a cirurgia bariátrica, fiz o Bypass Gastrico em Y de Roux por video pelo convênio Bradesco no Instituto Garrido, depois de muitos meses pensando, enfim decidi! Vou dividir com voces a jornada da cirurgia, principalmente a parte burocrática e adoraria fazer novas amizades! bem vindos no meu diário, ele está aberto.

Pesquisar este blog

Evolução mês a mês

  • 12/06/2015 66,5 kilos 2 anos
  • 12/05/2015 66,5 kilos
  • 12/04/2015 66 kilos
  • 12/03/2015 67,2 kilos
  • 12/02/2015 67,2 kilos
  • 12/01/2015 68,6 kilos
  • 12/12/2014 69,2 kilos
  • 12/11/2014 69,5 kilos
  • 12/10/2014 70 kilos
  • 12/09/2014 72 kilos
  • 12/08/2014 73 kilos
  • 12/07/2014 73 kilos
  • 12/06/2014 73,5 kilos - 1 ano
  • 12/05/2014 74 kilos
  • 12/04/2014 75 kilos - meta médica
  • 12/03/2014 80 kilos
  • 12/02/2014 83 kilos
  • 12/01/2014 85 kilos
  • 12/12/2013 90,7 kilos
  • 12/11/2013 94 kilos
  • 12/10/2013 100 kilos
  • 12/09/2013 105 kilos
  • 12/08/2013 111,5
  • 12/07/2013 118,5 kilos
  • 12/06/2013 Maior peso 138 Kilos dia da cirurgia

Siga- me por e-mail!

Google+ Followers

Tecnologia do Blogger.

Minha lista de blogs